PROJETO LEITURA LER PARA CRESCER



JUSTIFICATIVA
Sabendo da importância da leitura para formação do cidadão percebe-se a necessidade de incentivar o contato com a leitura desde cedo, começando pela infância, formando e informando esses pequenos leitores, despertando neles a curiosidade, o gosto pela leitura e promovendo a emancipação do saber. Se concordarmos que a leitura é uma prática social, fundamental para entender melhor o mundo, é preciso discutir e encontrar maneiras para que os alunos possam aprender e experimentar diversas situações de leitura na escola e para que se tornem leitores ativos entendendo a leitura em seus vários fatores, além de ser fonte de prazer.
O gosto pela leitura é despertado pelo próprio entusiasmo do adulto, nesse caso o professor precisa incentivar as crianças a aproximarem-se dos livros. Devemos considerar que aprender a ler não é uma atividade natural, para a qual a criança se capacita sozinha, é necessário um importante componente, o mediador, que está entre os livros e os leitores (crianças), e o mediador é o professor, que para incentivar o prazer e o gosto pela leitura, primeiro ele tem que ser um leitor ativo, gostar de ler, pois é figura fundamental na história de cada aluno.
O livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive." (Padre Antonio Vieira, Escritor jesuíta, português, 1608 – 1697)
Nesse contexto a leitura nos insere num ambiente vasto de informação e descobertas, numa compreensão ampla e uma atividade básica para a formação do cidadão, além disso, é uma atividade de prazer e lazer, produz conteúdo que vai além do imaginário, possibilitando a compreensão do mundo real e fantasioso. Ou seja, o mundo em que a criança vive fantasiando, que é divertido, estimulador, cheios de descobertas e mistérios, portanto inserir a criança no mundo da leitura não é difícil, basta o professor perceber a importância da leitura para formação do ser humano.
Diante do exposto nós da EMEI Evandro Perazzo Valadares Neto queremos com o incentivo do projeto LER PARA CRESCER, desenvolver em nossas crianças o gosto pela leitura desenvolvendo a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. É importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas e muitas histórias, pois é através dos livros e contos infantis que a criança enfoca a importância de ouvir, contar e recontar histórias.
A criança nessa faixa etária está em constante aprendizagem, portanto incentivar o contato com a leitura é de extrema importância para desenvolver desde cedo o hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância. A leitura é uma porta aberta para um mundo de descobertas sem fim.
Então vamos lá, estão todos convidados para viajar no mundo da leitura com o projeto LER PARA CRESCER.
OBJETIVO GERAL
Levar as crianças a desenvolver o gosto pela leitura, o hábito de ler, vendo o livro como uma necessidade básica, mas ao mesmo tempo prazerosa.
 
OBJETIVOS ESPECIFICOS
§  Despertar e incentivar o interesse pela leitura;
§  Incentivar o gosto pela leitura;
§  Aproximar o aluno do universo escrito para que possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionar texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que irá ler;
§  Desenvolver a oralidade e enriquecer o vocabulário;
§  Desenvolver o imaginário da criança;
§  Desenvolver as habilidades linguísticas: falar, escutar, ler mesmo que ainda não seja de forma convencional e escrever;
§  Auxiliar o aluno no processo de constituição da sua identidade e na formação de valores próprios.
§  Trabalhar a leitura com diferentes objetivos: buscar informação, e de prazer;
§  Contribuir para formação de leitores ativos;
§  Propor atividades em que os alunos tenham que perguntar, prever, comparar e discutir opiniões e desejos;
§  Produzir textos ditando para um escriba (professor);
§  Diferenciar a linguagem oral da escrita;
§  Fazer recontos;
§  Oportunizar a criatividade e imaginação;
§  Desenvolver e estimular a expressão corporal;
§  Cuidar e valorizar os livros;
§  Desenvolver o raciocínio lógico;
§  Estimular a leitura de forma lúdica e significativa;
§   Antecipar o conteúdo dos textos a partir da capa, título, subtítulo, imagens, quarta capa e verificá-las após a leitura.
DURAÇÃO
Setembro e Outubro
 
 
ESTRATÉGIAS
 
§ Visita a biblioteca para conhecer e familiarizar- se com os livros, promovendo um ambiente acolhedor e harmonioso;
§ Contato com diversos gêneros como: contos, parlendas, poemas, jornais, revistas, livros didáticos, histórias em quadrinhos, cordéis, livros de literatura infantil, etc.;
§ Pesquisas em jornais, revistas, internet, livros sobre diversos autores;
§ Rodas de leituras em grupos, duplas ou individuais;
§ Apreciação de leituras feitas pela professora, bibliotecária, alunos, apreciadores e contadores de histórias;
§ Apreciação de dramatizações e pequenos teatros de contos infantis conhecidos produzidos pelas professoras ou alunos de outras instituições e da própria escola;
§ Teatro de fantoches, dedoches, palitoches, etc.;
§ Leitura dramatizada;
§ Leitura de imagem;
§ Leitura compartilhada pela professora e pelo aluno;
§ Contação de histórias por pais, mães, avós, etc.;
§ Jogos de leitura com turmas de faixas etárias diferentes;
§ Visitas a bibliotecas de outras instituições;
§ Produção de murais com divulgação dos livros lidos pelos alunos;
§ Confecção de livros de pano, sanfonado, flanelógrafo;
§ Hora do conto, hora da lenda, momento da poesia e outros com interação entre outras turmas;
§ Criação de murais com figuras de autores conhecidos;
§ Maquete com histórias infantis.
§ Promover um sarau de leitura de imagens com músicas relaxantes;
§ Datas comemorativas
§ Festa da leitura - Criar um nome para cada turma (cada turma terá um nome, exemplo, sala do pijama, esse tema será sempre nas sextas - feira).
§ Leitura cantada; leitura em gestos, etc.;
§ Painéis com a vida e obras dos autores.
 
TEMAS TRANSVERSAIS
 
Meio ambiente
Saúde
Cidadania
Cooperação
Racismo
Diversidade
Necessidades Educacionais Especiais
Solidariedade (ética)
Meios de comunicação
Pluralidade Cultural
Corpo humano
Orientação sexual
Profissões
Trânsito
Trabalho e consumo
 
RECURSOS
 
Obras literárias, Internet, revistas, jornais, livros literários, livros diversos, poesias, cordéis, poemas, CDs, DVDs, lápis de cor,lápis de cera,cartolina,TV, data show, tinta guache, etc.
 
 
DESENVOLVIMENTO
 
 1ª ETAPA (EXPOSIÇÃO E INTERAÇÃO)
Já que queremos incentivar o gosto pela leitura, iniciaremos primeiro, mostrando a importância de se preservar o livro, pois como são crianças pequenas e estão em formação, precisamos promover nessas crianças o interesse pelo cuidar, apreciar e zelar.
Nessa primeira etapa (ABERTURA DO PROJETO LER PARA CRESCER) iríamos promover uma exposição de livros, revistas, jornais, cordéis, gibis, e diversos impressos, também é conveniente o uso da internet, já que a mesma está em evidencia, assim todo material para leitura estará sendo apresentado nesse primeiro contato. Seria um momento de interação com os materiais de leitura para organização do trabalho de incentivo ao hábito de ler, também nessa exposição dividiríamos grupos entre as professoras, coordenadores, funcionários da escola e pais para expor suas ideias sobre a proposta desse projeto para a comunidade. É necessário nesse momento criar um ambiente estimulador, criativo, atrativo, fantasiador para as crianças se sentirem bem acolhidas, portanto, o ambiente vai está agradável ao olhar das crianças, e toda a escola estará promovendo em seus vários ambientes mensagens de incentivo. Nessa etapa promoveríamos momentos de leituras diversas com professoras, pais, avós, tias, funcionários da escola, alunos, etc. Promover também nessa etapa rodas de conversa para saber a importância da leitura para a formação do cidadão.
 
2ª ETAPA (OUVIR, SENTIR E EXPRESSAR)
 
   Com o auxílio de uma professora (o) criaremos contadores de histórias, pessoas que irão utilizar da criatividade para cotar histórias para as crianças, estes se revezarão entre a semana para contar histórias em todas as modalidades de ensino da EMEI Evandro Neto. Dando uma nomeação de o Contador de histórias. Todas as atividades desse momento serão para socialização, apreciação e interesse por ouvir, contar, questionar, falar sobre leitura e histórias.
   O contador de histórias passaria por salas contando suas histórias, sempre levando livro para cada sala como incentivo ao hábito de ler. Seria o momento de Ouvir, sentir e expressar, o contador promoveria um momento de reconto da história contada. Nessa etapa pode-se promover leituras ouvidas em cd,DVD entre outros meios.
  
3ª ETAPA (BAÚ DA LEITURA)
 
   Nessa etapa utilizaremos o BAÚ DA LEITURA, que será realizada com o auxílio da bibliotecária da escola, está irá levar para um ambiente livre da escola e com ajuda da professora irá apresentar livros para que o aluno escolham qual desejam ler,a leitura será desenvolvida pelas professoras e bibliotecária,todas promoverão um momento de leitura compartilhada .É necessário nesse momento dividir por turmas para não tumultuar,e que a leitura seja realmente compartilhada e depois socializada entre os alunos. Lembrando que nessa etapa as professoras vão desenvolver antes desse momento com a bibliotecária uma roda de conversa sobre a função dessa funcionária na escola, o que ela faz? Se ela lê com freqüência? O que ela gosta de ler? Depois ao término da roda, fazer uma entrevista com a funcionária.
   Nessa etapa é importante levar para as crianças leituras diversas, como: poesias, cordéis, gibis, jornais, entre outras. Depois do momento do BAÚ DA LEITURA, promover atividades de socialização, que pode ser escrita, dialogada, em roda de conversa, atividade coletiva, individual, atividades de artes com pintura, recorte, colagem, etc.
 
4ª ETAPA (MALA MÁGICA)
  
Essa etapa o incentivador será o professor que irá procurar junto com sua turma a mala mágica, este objeto estará escondido e o professor terá que encontrar para mostrar para seus alunos porque ele é mágico. Ao encontrar, será apresentado para seus alunos. Cada turma irá executar essa atividade, tendo o professor como líder de cada turma, caso este não o encontre A MALA, o mesmo terá que se fantasiar de O BOBO DA CORTE (PALHACINHO) fazendo animação para seus alunos, contando uma história divertida.
 
5 ª ETAPA ( FAZ DE CONTA)
 
Nessa etapa vamos dá atenção aos contos europeus, as histórias conhecidas dos nossos alunos (Chapeuzinho vermelho, Branca de neve, Rapunzel, Soldadinho de chumbo, a bela e a fera, o patinho feio, a princesa e o sapo, entre outros.
   Aqui as histórias serão lidas e dramatizadas como desejar para cada turma (em dedoches, palitoches, fantoches, com os alunos, professoras, com bonecas e bonecos.
 
6ª ETAPA (QUAL É O CONTO)
A professora irá escolher um conto conhecido e vai ler a história começando por meio, fim da história, dando oportunidade para a criança desenvolver o raciocínio lógico, tentando descobrir que história é esta que a professora está tentando contar. Selecione variadas versões do mesmo conto e defina a ordem em que você as lerá. Comece pelo mais simples. Só assim as crianças terão condições de comparar diferentes desfechos da história. Após cada leitura, recupere os principais elementos. Para facilitar o registro, elabore uma tabela em uma cartolina com título do livro, início da história, personagens, passagens e fim da trama. No final contar a história original para as crianças. Sugestão de atividade para essa etapa, produzir um novo final para cada história, montar um cartaz com o novo final, que pode ser ilustrado em desenho, recortes de figuras, escrita, etc.
 
7ª ETAPA: (CONTE UM CONTO)
   Nessa etapa vamos introduzir a participação da família no projeto. Cada turma escolherá 2 pais para contar uma história para a turma do seu filho, é importante deixar que a mãe ou o pai escolha que história desejar contar e que fique a vontade. É importante gravar esse momento e tirar foto. Depois promover uma roda de conversa sobre a leitura lida.
 
8ª ETAPA: (PRODUÇÃO E SOCIALIZAÇÃO)
Nessa etapa a turma irá escolher uma criança para contar uma história para outras turmas, de acordo com a maturidade e entendimento da criança, o importante é incentivá-la. Para que a criança não fique tímida na hora da apresentação para seus colegas, vamos fazer uma apresentação por turma, depois essa socialização será apresentada no pátio da escola para todos. Nessa etapa será o reconto das crianças.
 
9ª ETAPA: (CULMINÂNCIA)
Finalizaremos o projeto LER PARA CRESCER com exposição de todas as atividades executadas, participação de toda comunidade escolar, pais, e demais pessoas envolvidas com a educação, nesse momento iremos introduzir a SACOLA DE LEITURA, será um momento de conversar com os pais sobre a importância do apoio e dedicação na educação e participação de projetos na escola do seu filho. E que toda última sexta-feira de cada mês será escolhida uma criança por turma para levar um livro para casa, e que a mãe irá ler para seu filho.
Encerrando o projeto convidaremos uma idosa (o) para contar uma história (NO TEMPO DA VOVÒ), está irá contar uma história para todos os presentes, alguma história que escutava quando criança.
 
 
AVALIAÇÃO
 
 
Ocorrerá durante todo o processo do projeto, a partir da observação direta das atitudes do aluno-leitor no seu cotidiano, e da avaliação de leitura e interpretação de texto do aluno através da linguagem oral e escrita, artística e todas as atividades executadas no projeto.
 
 
 
 
OBSERVAÇÃO: TODAS AS ATIVIDADES TERÃO QUE SER RESISTRADAS PARA O ARQUIVO DO PROJETO. TUDO QUE FOR PRODUZIDO SERÁ ARQUIVADO PARA EXPOSIÇÃO NO FINAL DO PROJETO.
 
 
 
Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar." (Monteiro Lobato, escritor e editor brasileiro, 1882 – 1948).
 
 
ANEXOS
 
SUGESTÕES DE ACORDO COM A ROTINA
 
REGISTRO DOS NOMES DAS CRIANÇAS: Escrevem-se os nomes juntamente com as crianças na folha de papel que será utilizada para a produção e, em seguida, ela é entregue para o seu dono. Num momento posterior, antes da entrega das folhas, aproveita-se para estimular os alunos a fazerem o reconhecimento e identificação dos nomes dos colegas. Esta atividade permite muitas variações, como solicitar a uma criança que faça a distribuição das folhas; usar pistas de adivinhação, etc... O mesmo pode ser feito com as pastas, objetos pessoais, etc...Posteriormente pode-se pedir às crianças que, além de identificarem, escrevam tanto o seu nome como os dos amigos. Quando as crianças já reconhecem os nomes, começa-se a estimulá-las à escrita dos mesmos.
 
JOGO DA FORCA (mudando o nome para o Jogo da corda)

DESCOBRIR QUAIS LETRAS FALTAM NO NOME DOS AMIGOS;

PERCEBER ENTRE DOIS NOMES SELECIONADOS SUAS SEMELHANÇAS ou os critérios que foram utilizados para a seleção (quantidade de letras, letras semelhantes iniciais ou finais);

BINGO DE NOMES; Letras misturadas para formar os nomes, etc...
CALENDÁRIO: Todos os dias tiras de cartolina com os nomes dos alunos são colocados na lousa, dividida em quem veio e quem faltou à escola. Cada criança sorteia um nome, identifica de quem é, e o entrega ao colega que deve colar a tira com seu nome na lousa. Esta atividade tem variações, como colar a tira, mesmo que seja o nome do colega, após identificá-lo. O professor vai fazendo perguntas, como: "quem veio ou faltou na escola hoje?" e as crianças ou falam o nome, ou o procuram em meio às tiras de papel e, após o localizarem, colam a tira na lousa. Uma outra possibilidade é combinar esta atividade com a “Adivinha quem é?”. O professor sorteia um nome e a criança cujo nome foi sorteado escolhe uma cor de giz e “escreve” seu nome na lousa, próximo à tira onde o mesmo está escrito. Para se expor à noção de tempo, inicialmente o professor vai introduzindo os conceitos oralmente e posteriormente através da escrita por meio de expressões como: ontem foi ...; hoje é ....; amanhã vai ser.... Nas salas de pré-escola, há uma expansão dos conceitos, introduzindo-se os dias da semana e os meses dos ano. Os materiais utilizados para o desenvolvimento do calendário são diversificados, podendo-se utilizar desde os calendários convencionais, até outros, feitos pelo professor e pelas crianças, variando- se a forma e o uso de acordo com a criatividade do professor. Pode-se introduzir no calendário as atividades que serão desenvolvidas durante aquele dia e na semana.
 
CORRESPONDÊNCIA ENTRE ESCRITA E OBJETOS:Num primeiro momento as mesas e cadeiras são etiquetadas com os nomes das crianças, escritos pelo professor juntamente com a criança na cor escolhida por ela. Reconhecendo e identificando seu nome, a criança localizará sua cadeira e mesa, num primeiro momento com a ajuda do professor e depois de algum tempo de trabalho, sozinha. Posteriormente espera-se que ela seja capaz de fazer o mesmo com os objetos dos colegas. Não há um momento específico para esta atividade. Aproveitamos para fazê-la, quando vamos usar as mesas e cadeiras para comer, desenhar, etc...
 
CAIXA DE FÓSFOROS COM FOTOS, CONTENDO LETRAS DO NOME: Esta atividade combina o reconhecimento de fotos e a montagem dos nomes, e é proposta somente quando os alunos já reconhecem todas as letras de todos os nomes. Inicialmente dá-se uma tira de papel para o aluno, na qual as letras de seu nome estão separadas, cada uma em um quadradinho. A criança recorta todas as letras, que, depois são colocadas dentro de uma caixa de fósforo com a sua foto colada do lado de fora. Esta caixa vai circulando entre todos os alunos, que tirarão as letras de dentro e tentarão montar os nomes, primeiramente com e mais tarde sem o modelo. Uma variação desta atividade é entregar às crianças envelopes contendo letras para que elas montem os nomes, sem o apoio das fotos. 
CANTINHOS :Esta atividade consiste em colocar em cada canto da sala diferentes tipos de estímulos, como: lápis e papel, jogos de montagem e encaixe, objetos que desenvolvam o jogo simbólico e livros infantis. No início, as crianças geralmente optam pelos jogos, ficando, como últimas opções de exploração, os cantos com livros e os com lápis e papel. No decorrer do semestre, estes cantos passam a despertar mais o interesse das crianças, que ao explorá-los, localizam letras de seu nome e dos colegas nos livros e contam as histórias aos colegas.
 
MEU PERSONAGEM: Pedir para os alunos fecharem os olhos e imaginarem um personagem de histórias preferidas. Você pode fazer algumas perguntas tipo:
Ele é grande? Pequeno?
Ele é do bem ou do mal?
È humano, bicho, robô ou monstro?
O que ele faz?
Daí vai criando um momento de interação com a criança e o seu personagem favorito.
 
ACOLHIDA
 
Passa, passa o livro com músicas divertidas: Atividade em círculo,quando parar a música, quem ficar com o livro conta a história;
Leitura ouvida em cd em um momento de relaxamento;
Caça ao livro na biblioteca: quem achar o livro escolhido,irá entregar para bibliotecária ler para os demais colegas;
Leitura compartilhada com outra turma de faixa etária diferente;
Dança da cadeira com o livro: colocar um livro em uma das cadeiras, quem sentar  naquela cadeira onde se encontra o livro,começará contando a história,fazendo uma leitura divertida em que todos vão participar no lugar de sair da brincadeira;
Caça ao tesouro perdido: caracterizar a turma com máscara de pirata, estes vão procurar na escola o livro perdido,quando o encontrar a professora irá ler  para a turma no local que o livro foi encontrado.
Organizando o cantinho da leitura: a professora irá organizar junto com a turma um lugar na sala de aula,se este não existir, para ficarem livro,revistas,jornais,gibis e etc.,Caso já tenha esse espaço irá promover uma brincedeira organizando o cantinho,todo dia terá que escolher 3 alunos que irão organizar esse ambiente.
 
CONFECÇÃO DE MATÉRIAS
Livros sanfonados,dado de histórias, baús de histórias, tapete de histórias, quebra-cabeça com histórias curtas, fantoches de meias, palitos,caixas de leite e etc.
 
BRINCADEIRAS
 Promover brincadeiras com bolas, em jogos coletivos ou individuais ( todo jogo será adaptado para a faixa etária e entendimento das crianças.
·         Jogo de vôlei
·         Futebol
·         Basquete
·         Randbol
·         Bobinho
·         Pingue- pongue
 
TRILHA DO MACACO: É uma corrida onde correm um representante de cada equipe. É desenhado no chão duas amarelinhas gigantescas. O objetivo é atravessar essa amarelinha (como na brincadeira, não podendo pisar na linha) e chegar até o fim. Se pisar na linha, volta ao início. Quem sair da amarelinha e cruzar a linha de chegada primeiro vence.
 
TÚNEL CIRCULAR:Dois círculos, um interno e outro externo. Um coloca-se de frente para o outro, de mãos dadas, formando um túnel circular. Alguém correrá por dentro do túnel; ao parar no meio de uma das duplas, ficará no círculo de dentro. Neste momento, a dupla deverá se desfazer, e seus componentes deverão correr por fora do círculo da seguinte forma: os dois correrão, em direções opostas, pela sua direita, por fora do eirado. Quem chegar primeiro ao seu local de origem dará as mãos ao que está parado, esperando. E quem chegar depois irá correr por dentro do túnel, procurando uma nova dupla.
 
CABRA CEGA:Um grupo dá as mãos e forma uma roda. Escolhe-se a cabra cega, que ficará no centro da roda. A cabra cega tem seus olhos vendados e uma pessoa a rodará 02 vezes, fazendo com que ela fique zonza. A função da cabra cega é pegar uma pessoa da roda, que estará em movimento. Lembrando que em nenhum momento os componentes da roda podem soltar as mãos. A pessoa que foi tocada pela cabra cega é obrigada a deixar que a cabra cega apalpe seu corpo todo. Se a cabra cega errar, continua a brincadeira. Quem for descoberto, é a nova cabra cega.
GATO MIA: A mesma regra da Cabra Cega, porém, quem for pego deverá miar, ao invés de ser apalpado.
TOURO HUMANO: Uma pessoa será o touro. De cada vez, um participante montará no touro e tentará, em meio aos movimentos bruscos do touro, permanecer em cima dele. Ganha quem ficar mais tempo nas costas do "touro".
ESCRAVOS DE JÓ: Fazer a brincadeira de mãos dadas com a turma e cantar a canção, depois utilizar garrafas pets ou bolinhas, fazendo a brincadeiras sentados utilizando  as mãos,depois com os pés.
ESCRAVOS DE JÓ
JOGAVAM CAXANGÁ
TIRA,PÕE, DEIXA FICAR
GUERREIROS COM GUERREIROS
FAZEM ZIGUE, ZIGUE, ZÁ
AGACHA-AGACHA: Tipo o toca, sendo que o pegador (toca), só irá pegar alguém se este tiver em pé, o que tiver em pé, será o toca.
 
REFERÊNCIAS
http://www.artigonal.com/educacao-artigos/a-leitura-e-o-desenvolvimento-infantil-1863654.html

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